segunda-feira, 23 de abril de 2007

Maios: Tradição estúpida ou conspiração?

Já toda a gente conhece os maios, aqueles bonecos que parecem espantalhos ricos expostos no 1º dia do mês com o mesmo nome (se calhar Fevereiro...).
Por muito que tente compreender as tradições, há coisas que realmente nunca vou perceber e isso até pode ser bom.

Custa-me a perceber a esperteza de fazer bonecos a imitar gente para exibir para as pessoas que passam na estrada, se souberes de alguém interessado em explicar:
a) Pede-lhe para me elucidar;
b) Explica-lhe que realmente há coisas mais interessantes na vida que bonecos a imitar gente, com a excepção única da querida Lola;
c) Dá-lhe um par de estalos e diz-lhe que precisa de ajuda de profissional;
d) Todas as anteriores.

Não estou com isto a desprezar a cultura inerente a essas figuras tão místicas de uma tradição como esta, apenas acho que, como diria o Professor Chibanga, "é estúpido!".

O tempo dispendido a realizar estes bonecos poderia ser utilizado de formas tão melhores de embelezar a paisagem, como por exemplo apanhar lixo do chão que se vê em todo o lado ou mesmo (apenas para as miudas giras, se bem que não devem ser muito espertinhas senão de certeza que iriam ler livros ou fazer alguma coisa útil com o seu tempo além de brincar com bonecos) mascarar-se de boneca em bikini. Ou de boneca em não bikini...

É claro que eu, ser paranóico e com uma imaginação muito fértil, ou como diria o Professor Chibanga, "estúpido", acho que aqui há gato. Ou boneco...
Vamos ver os factos:
- Portugal está no top dos países com mais acidentes na estrada, nem vale a pena discutir para já os motivos.
- Quando estes totens de parvoíce são exibidos, a atenção dos condutores deixa de incidir no essencial telemóvel, no puto no banco de trás, no autorádio, num livro (sim já vi gente a ler e nem foi um caso isolado) ou no raio que os parta, passando a focar-se nos malditos bonecos.
- Estes bonecos não são capazes de cumprimentar os transeuntes nem tampouco retribuir uma cordialidade, sinal que não devem estar ali muito bem dispostos, provavelmente revoltados com a falta de um sindicato. OK isto já é uma interpretação, não um facto. E...?

Ligando os pontos todos, de certeza que qualquer um chegaria à conclusão mais que óbvia: Aqueles bonecos satânicos, primos afastados do Chucky, estão ali para perturbar o bom funcionamento do trânsito português, tentando aniquilar-nos por completo através da destruição do nosso intelecto (se não percebeste logo a ligação do nome de maios ao mês, podes continuar a ler na mesma) e aumentando a taxa de mortalidade nas estradas para total, ou seja, por cada carro que circule, 3 serão destruídos e 4 vão despistar-se e causar danos morais, porque depois de um acidente a moral do condutor fica sempre abalada.

O meu conselho, se é que me permito, uma vez que isto é o meu blog e nele sou o Senhor Supremo e dono da verdade absoluta até isto ser cancelado, é dar-lhes desprezo. Ao reparar que essa abordagem não resulta, são arrumados em qualquer lado e dão lugar aos outros maios, que costumam andar por aí o resto do ano.
Bonecos!

1 comentário:

Ana Rita Centeno disse...

LLLOOOOOOOOOOOOOOOOLLL
GOSTEI! :p